fbpx

Como cuidar das suas facas corretamente #OlhaaFaca

Quantas vezes você pegou uma faca na gaveta e ela não cortava nem vento ou manteiga derretida? Pois é, a gente não percebe, mas cada uso pode tirar o fio da faca ou acabar com o corte dela para sempre!
Como cuidar das suas facas corretamente #OlhaaFaca 1

E sempre somos pegos de surpresa, na frente de convidados ou naquele churrasco, quando a gente vai cortar a carne a faca parece que mastiga a carne ao invés de cortar e fica com aquele aspecto triste que dá até desânimo. E pergunto a você, cade o afiador? chaira? amolador? Não tem né? Eu sei.

Mas como dizia a minha mãe, o melhor remédio é a prevenção. O fio ou o corte da faca não vai embora sozinho quando você usa ela de forma adequada, por isso existem para cada uso tem um tipo de faca correto que são;

  • Faca de carne – para cortes comuns e até churrasco
  • Faca de legumes – para legumes, verduras e frutas mais macios e de corte fácil
  • Faca com serra pequena – para legumes, verduras e frutas mais rígidos
  • Faca de pão – para pães italianos, baguetes e outros
  • Faca de peixe/desossar – para cortes mais rentes e evitar desperdício
  • Cutelo – para cortar ou quebrar fibras e ossos finos
 

E temos aqui pra você

Também precisa cuidado durante o uso

O que isso significa? Facas de fio comum sem ser de serra não é recomendado o uso em tábuas de vidro, e o porque é devido a superfície de vidro ser muito rígida o fio não corta mas entorta ou desgasta mais do que deveria, até porque sempre no fim do corte acontece uma pancadinha na tábua e você já deve ter percebido.

Outra coisa é nunca empurre nada com o fio da faca, sabe quando você termina de picar uma salsinha, tomate ou alguma coisa do tipo e já raspa a faca na tábua empurrando para um pote ou panela? Pois é, no embalo você empurra com o fio da faca e o certo é usar as costas dela, assim você vai perceber que o fio vai durar muito mais.

Por fim, é bacana de se ter em casa são afiadores, amoladores, pedras de afiar e chaira, claro que cada um tem uma função e é diferente um do outro, mas isso é assunto para outro dia.

Para suas facas durarem mais

Douglas Costa

Douglas Costa

O que você achou? Deixa seu comentário aí!

Cadastre-se e receba novidades e descontos

Não se preocupe, não mandamos e-mails diariamente! Também não somos chegados em SPAM =P